quinta-feira, 23 de maio de 2013

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

6 de Maio - O dia da Matemática


     O dia da Matemática comemora-se no dia 6 de maio, também conhecido como o dia do Matemático. O dia da Matemática começou a ser comemorado a partir de 2004, conforme lei aprovada pelo Congresso Nacional. A data 6 de maio foi escolhida para ser o Dia da Matemática como homenagem a Júlio César de Melo e Souza, professor de Matemática e escritor brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de Maio de 1895. O Homem que calculava, sua obra de maior sucesso e uma dos maiores  de venda da literatura brasileira em todo o mundo já foi traduzida em doze línguas. O pseudônimo que utilizava era Malba Tahan em quase todos os seus sucessos, 69 livros de contos.
     Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática de Matemática, História da Matemática e literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro. 
     Trabalhando as obras de Malba Tahan é possivel mostrar os alunos que a Matemática pode ser trabalhada de forma dinâmica e criativa.

                                           O CASO DOS CAMELOS 
     É muito simples, atalhou Beremiz, que dominava muito bem os números. Pedindo emprestado o camelo do amigo, propôs uma divisão dos agora 36 camelos. Sendo assim, o mais velho, que deveria  receber 17 e meio, ficou satisfeito ao sair da disputa com 18. O filho do meio, que teria direito a pouco, ganhou 4 . Todos ficaram muito felizes com a divisão. Como a soma 18 + 12+ 4 dá 34, Beremiz e o amigo ficam com dois camelos. Devolvendo o camelo de seu amigo, o homem que calculava ficou com aquele que sobrou.
     

Nenhum comentário: