sábado, 11 de maio de 2013

NOVAS TECNOLOGIAS FAZENDO A DIFERENÇA EM ESCOLA DE BOM JESUS





Escola de Bom Jesus da Cachoeira teve seu laboratório de informática renovado com instalações de novas máquinas e uma internet de alta velocidade. Com isso, as  Novas Tecnologias vão ganhando espaço na escola e despertam cada dia mais,  o interesse dos alunos. O computador apresenta várias formas de aprender dando condições aos alunos de terem acesso a um mundo de informações .

Como proposta inovadora a escola está desenvolvendo uma série de trabalhos que envolve as tecnologias de informação  e seus meios. Vídeos estão sendo produzidos em uma proposta que leva o método ' ver e fazer filmes'  ser transformado em  meio de construção de conhecimentos. Dentro desse trabalho a escola já conta com um blog ,  já produziu um telejornal e agora prepara uma versão impressa de um jornal escolar.

O Jornal Escolar traz a proposta de ser instrumento de incentivo a leitura e a escrita e ao mesmo tempo ser veículo de divulgação de notícias e informações de interesse da comunidade. Também está sendo estudada, com a turma do sétimo ano,  a possibilidade de se criar a Rádio Escola para animar os recreios da manhã. Todos os trabalhos possuem uma relação direta com o laboratório de informática que oferece os programas e as possibilidades de criação. 

Portanto, as ferramentas oferecidas pelas Novas Tecnologias permitem trabalhar de maneira diversificada,   tratando da alfabetização em informática para aqueles alunos que estão tendo contato pela primeira vez com um  computador. Também permite o  uso dos computadores de maneira mais avançada  como meio de produção de conteúdo e conhecimentos.  

De uma maneira ou de outra não se pode negar que é irreversível a presença destas tecnologias na educação,   sendo responsabilidade do governo dar condições para que os profissionais se capacitem no uso destas ferramentas educacionais...

Nenhum comentário: